Entre os projetos sociais da Faculdade EDUVALE Avaré, a Professora Dra. Patrícia Galvão criou o “Vira-Lata Terapeuta”, envolvendo alunos das Faculdades de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia, em parceria com o Abrigo Piccolina e o adestrador Tiago Quartucci.
Segundo a Dra. Patrícia, “a proposta, para os alunos, é ampliar o conhecimento deles sobre comportamento animal e também incentivar o trabalho social. Para os cães do Piccolina, pretendemos ampliar a chance de adoção para os participantes do projeto e, indo além, transformá-los em cães terapeutas em programas de TAA – Terapia Assistida por Animais em hospitais, asilos, abrigos para menores, entre outras instituições. Outra vertente é atuar em escolas, onde os cães participarão de intervenções com as crianças, visando conscientizar sobre a posse responsável de animais”.
Depois de meses consolidando o projeto, as aulas envolvendo os cães e os alunos-adestradores começaram em março último e a proposta é levar os mais aptos para as primeiras interações com crianças e adolescentes na Colônia Espírita Fraternidade, em maio.
A professora Patrícia, que ministra aulas em disciplinas como Anatomia e Clínica de Animais, confessa sua emoção ao perceber o progresso dos charmosos “vira-latas” do Piccolina. “As aulas acontecem no pátio frontal do abrigo, e alguns dos cães, no início, tinham medo dessa interação. Mas é emocionante ver as pequenas vitórias de cada um, interagindo, aprendendo algum comando, aceitando coleira e guia. Faz muito bem para os alunos e para mim inclusive”, diz Patrícia que é a treinadora do cachorrinho JERRY, um dos selecionados na primeira turma que vem sendo adestrada.
E mais emocionante ainda foi a aula do dia 18 de março, quando os cães foram levados para a área externa do abrigo, terrenos e ruas do entorno. “Tiramos os animais da zona de conforto e oferecemos o novo desafio, que foi a rua”, conta Patrícia, muito feliz com os resultados.
Aprendizados para humanos e peludos
Uma das alunas de medicina veterinária que participa do projeto é Maria Julia Pimentel Tamassia, advogada, professora de Direito, protetora de animais e antiga parceira do Abrigo Piccolina. Maria Julia, em diversas oportunidades, levou ao abrigo seus alunos de Direito enriquecendo as aulas e conscientizando sobre leis e direitos dos animais. Agora, participa do projeto “Vira-Lata Terapeuta” como aluna e interage com o encantador vira-lata RALPH, nas aulas.
A médica veterinária que coordena o grupo está tão envolvida e encantada com o projeto que leva para as aulas seus filhos, Paulinho Gomes, de 6 anos, e Guilherme Cordeiro, de 11 anos, que já conseguem aprender e ensinar vários comandos para os peludos. Paulinho atua com QUINDIM e Guilherme interage com TOM.
Além da professora Patrícia Galvão e de Maria Julia, participam os estudantes: Barbara de Mello – treinando KESYA; Sabrina do Império, com SARAH; Meire Lucy Nazario Martins, com YASMIN; Luiza Sanpietro Nogueira, com NICK; Leonardo Dias Troia, com MATHEUS; Waldenni Roberta Orsi Grassi, com ZUMA; Vinicius Bernardo de Oliveira, com BOLT; Tatiane Fatima Eyng, com MILTINHO; Lucas Natan Moura, com ROSITA e Regiane Patrícia Almeida, com LINETE. Todas as aulas são comandadas pelo adestrador Tiago Quartucci.