Pensar em verão é pensar em dias ensolarados, o que nos faz ter vontade de passear na rua e ir ao parque e em praças com nossos cães. Além dos passeios, no cotidiano, precisamos adotar cuidados específicos com nossos pets para que o verão seja uma estação muito bem aproveitada, sem nenhum problema de saúde e evitando emergências veterinárias.
PASSEIOS A PÉ
Antes de qualquer passeio, mesmo aquela caminhadinha básica para fazer um xixi, temos que tomar certos cuidados com nossos cães.
Você sabia que numa temperatura ambiente de 30 graus, a temperatura do asfalto pode passar dos 55 graus? Agora imagine seu cachorro peludinho andando com suas patinhas nuas no asfalto! As “almofadinhas” das patas podem sofrer lesões graves.
Evite sair para as caminhadas e exercícios moderados, entre 10 e 18hs, procure os locais sombreados e leve água fresca para hidrata-lo.
Os cães e gatos de raças braquicefálicas (focinho achatado), como Boxer, Bulldogs, Pug, Shihtzu, Pequinês, gato Persa e outros têm respiração curta e sofrem mais em dias quentes. Não exponha estes animais a temperaturas elevadas.
PASSEIOS DE CARRO
Muito cuidado nos passeios e viagens de carro. Nunca deixe o pet dentro do carro, nem um segundinho, mesmo com as janelas abertas.
Segundo pesquisas, a temperatura dentro do carro parado por 5 minutos, sobe 10 graus a mais que a temperatura externa e pode matar seu o cão ou o gato, mesmo com as janelas abertas .
EXPOSIÇÃO AO SOL
Os pets de cor branca ou clara devem usar protetor solar veterinário, pois são grandes candidatos a desenvolver câncer de pele.
Os gatos brancos são frequentemente diagnosticados com Carcinoma no focinho e orelhas. Algumas raças de cães de pelo branco e curto também desenvolvem este câncer.
PARASITAS
Nesta época do ano, os parasitas como pulgas, carrapatos, mosquitos, se reproduzem mais rapidamente e costumam infestar ruas e praças. Consulte o seu veterinário de confiança, sobre como manter seu pet protegido contra estes parasitas e as doenças que eles provocam (dermatites por picadas de insetos, febre do carrapato, verme do coração, leishmaniose etc).
ALIMENTAÇÃO
São frequentes nesta época, problemas gastrointestinais, como vômitos e diarreias devido à ingestão de alimentos inadequados ou estragados. Evite deixar alimentos nos pratos dos cães e gatos. Dê o alimento em porções menores e nos horários mais frescos. Se o pet não quiser comer, retire a comida e mantenha sempre água fresca em maior quantidade.
Ofereça água gelada, sorvetes de frutas feitos em casa. Uma boa opção para que o pet coma mais devagar é liquidificar seu alimento ou usar alimento em forma de patês e refrigerar. Recheie bolinhas com o alimento gelado para que ele vá lambendo aos poucos. Existem no mercado vários tipos de brinquedos e bolinhas recheáveis, para este fim.
PARA REFRESCAR
Nos dias muito quentes, em que é até difícil ficar dentro de casa, valem algumas dicas para refrescar seu pet.
Já estão disponíveis no mercado os tapetes gelados, fabricados com gel interno atóxico que refresca o corpo do animal, uma boa opção para usar em viagens.
Mantenha a pelagem mais aparada, molhe as patinhas, orelhas, barriga e borrife os pelos com água. Deixe o pet brincar em bacia com água ou piscininha de criança, sempre sob supervisão.